Quem é Helena Paparizou?

Helena Paparizou (Έλενα Παπαρίζου em grego) nasceu na Suécia no dia 31 de Janeiro de 1982. É filha de Georgios e Efrosini Paparizou que são gregos mas eram emigrantes na altura em que Helena nasceu. Tem 2 irmãos (Rita e Dimos).

Começou a aprender a tocar piano muito nova e aos 13 anos decidiu que queria ser cantora. Com essa idade criou uma banda de Hip Hop juntamente com dois amigos seus. Dois anos mais tarde a banda acabou e Helena não seguiu desde aí o caminho musical porque a mãe a achava muito nova.

Aos 17 anos Helena formou o grupo Antique com um amigo de infância (Nikos Panagiotidis). Em 2001 o grupo foi escolhido para representar a Grécia no Eurovision Song Contest com a música "Die For You". Os Antique conseguiram alcançar o 3º lugar (o melhor até então para o seu país) quando Helena tinha apenas 19 anos. O grupo fez muito sucesso, mas em 2003 separou-se amigavelmente e Helena prosseguiu com a carreira a solo.

Em 2004 gravou o álbum "Protereotita" que alçou o estatuto de dupla platina na Grécia. Em 2005 é escolhida para representar mais uma vez o seu país, desta vez a solo. Com a música "My Number One", Helena conquista o publico eurovisivo e vence a eurovisão (pela primeira e única vez até agora para a Grécia) com 230 pontos. O sucesso da música foi tão grande que foi eleita como a 4ª melhor de sempre na eurovisão atrás de nomes como Abba e Celine Dion. Reeditou o álbum "Protereotita" mas com as musicas da selecção grega incluídas e o áluúm foi vendido por toda a Europa incluindo Portugal.

Em 2006 lançou "Iparhi Logos" e no ano seguinte "The Game Of Love".

Em 2008 lançou o cd "Vrisko To Logo Na Zo" e foi nesse mesmo ano que perdeu o seu pai, daí que em 2009 não tenha gravado nenhum cd. Em 2010 gravou "Giro Apo To Oneiro".

Em 2012 lançou "Greatest Hits & More" que contém os seus maiores êxitos. Um ano depois chega ao mercado "Ti Ora Tha Vgoume?" e no ano seguinte "One Life": um álbum mais virado para o mercado sueco com versões inglesas do álbum anterior. 

Ainda em 2014 aceitou o convite para tentar representar a Suécia na Eurovisão. Com a canção "Survivor" acabou no 4º. lugar do Melodifestivalen.